sábado, 16 de abril de 2011

Ao trabalho: ambientes formais

Quem acompanha o BF sabe o quanto eu gosto de interagir com as leitoras. Amo quando vocês perguntam comentam e dão dicas de post!!!

Por isso, o post de hoje é dedicado à leitora Elaine (e a todas que trabalham em ambientes mais formais e gostariam de variar um pouco o look, sem abandonar completamente o dresscode).

O meio em que trabalho é naturalmente formal. Ora mais, ora menos, mas nunca livre o suficiente a ponto de usar um jeans destroyed sem qualquer constrangimento. Às vezes, sinto uma enorme dificuldade em variar os looks e, por isso, acabo recorrendo às fórmulas de sempre: calça/saia + camisa social.

Para quem sofre do mesmo problema, aqui vai a primeira dica: dedique um tempo a vitrines, sites, blogs, revistas e lookbooks de lojas cujo perfil se assemelhe ao seu ambiente de trabalho. Pense que o look que você viu hoje pode servir de inspiração para sua produção de amanhã!

Hoje, por exemplo, estava olhando o lookbook da Gregory e pensei: "por que não?". O resultado? Estou com a cabeça fervilhando de ideias de looks pra desfilar durante toda a semana (e, que sabe, a próxima também, já que temos um feriadão pela frente).

Vejamos...


Começando pelas saias. Eu, particularmente, adoro. Acho que nem todo ambiente formal precisa ser austero e masculinizado. Um pouco de feminilidade não faz mal a ninguém!
No primeiro look, temos bracinhos de fora e comprimento acima do joelho. Se, no seu trabalho, nada disso é benvindo, considere a segunda opção. Saia midi e camisa de seda com manga comprida e detalhe em jabô.
Acho que o segredo está no equilíbrio. Uma camisa de manda longa pode não ser adequada ao seu trabalho se, por exemplo, ela for transparente ou justa demais. Mais vale uma bela "regata social"!



Se você morre de frio ou simplesmente acha a calça social uma opção mais confortável, pense nessas duas possibilidades.
Que tal quebrar a monotonia do mix calça + camisa social com um cinto? Fica lindo!
Por outro lado, também não é má ideia adotar um look monocromático, por exemplo, todo em preto, como este da foto. Invista em acessórios (dourado vai muito bem com preto) e o sucesso é garantido.


Vestidos. Eu uso pouco, mas gostaria de incorporá-los a minha rotina de trabalho. Tenho grande dificuldade porque a maioria dos meus vestidos tem a alça fininha - o que, convenhamos, é ótimo para o calor da Bahia, mas nada recomendável em ambientes formais de trabalho.
A solução? Simples, daquelas que você se pergunta "como não pensei nisso antes?". Velar os ombrinhos com um blazer ou cardigan. O blazer é mais formal, mas nada impede que você sobre um pouco os punhos e deixe o look mais jovial. O cardigan, mais fininho, pode ser usado aberto ou com um cinto, marcando levemente a cintura.



Finalmente, por que não unir o formal ao casual? A sexta-feira nasceu pra todos e aposto que ninguém vai reclamar se você aparecer com um visual mais trendy nesse dia...
Para as menos contestadoras, um belo colete já faria a diferença. Meninas, até a Fátima Bernardes usa colete pra apresentar o JN!!! Não tenham receio de usá-lo no trabalho!!
Jeans também não é vedado, mas tenham cuidado com a peça. Prefiram as lavagens mais escuras e evitem os modelos muito justos (lembrem que estamos falando de trabalho, e não de balada). Mas... se for sexta-feira, um jeans mais clarinho pode dar o ar de sua graça sem maiores problemas! Achei maravilhosa a ideia da barrinha italiana (dobrada) com a ankle boor (botinha no tornozelo). Pra arrematar, ema camiseta com cintinho fino e (mais uma vez) um cardigan! Esse é pra usar já!!!


Sei que o post acabou ficando um pouquinho longo, mas espero que vocês tenham gostado das dicas!!

Bom final de semana!!!

3 comentários:

Pamela disse...

É, Milca, acho q a necessidade de estar sempre bem vestida justifica um pouquinho(10%)seu lado consumista...rsrs Eu não tenho tanto essa necessidade no meu trabalho já que o jaleco, touca e máscara encobrem a mais bela produção...Mas tem suas vantagens: qnd acordo c o cabelo daquele jeito, inchada, atrasada, qualquer roupa serve!
bjoka

Anônimo disse...

Milca,estou adorando conhecer seu blog,as informações de moda são perfeitas e muito úteis.
Bjos,
mary

Pam Machado disse...

Muito bacana as dicas, os looks das fotos são muito bonitos! Adorei!